Elson G. Cyuwah, ativista militante do Movimento LGBT desde 2002.

Elson G. Cyuwah, ativista militante do Movimento LGBT desde 2002.
Elson G. Cyuwah, ativista militante do Movimento LGBT desde 2002.Membro fundador do Grupo Expressões – Direitos Humanos Cultura e Cidadania, em Cascavel – Pr, criado em junho de 2004, com o objetivo de sensibilizar a população em geral sobre a questão da Diversidade Sexual, e através de Seminários, Palestras, Oficinas levar informações que esclareçam sobre o modo de vida de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros, e como finalidade diminuir a Homofobia e Violência contra a Comunidade LGBT.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Identidade de genero

Identidade de gênero
Ao analisarmos um individuo, percebemos que apesar dele possuir uma genitália masculina ou feminina, ele também poderá se identificar com ela, ou seja, se possui um pênis identifica-se como Homem, macho, e se possui uma vagina se identificara como Mulher, fêmea. Sendo desta forma encontramos um sujeito que se harmoniza sua forma de pensamento com a genitália que possui. E a partir desta auto-identificação vivenciar os papeis ditados a Mulher e ao Homem se conduz de forma tranqüila, harmônica e totalmente aceitável pela sociedade, que impõe comportamentos e atribuições aos sujeitos desta comunidade.
Neste processo de identificação de gênero, ao individuo é cobrada uma postura diante de sua genitália, cumprir papeis diante da sociedade, ter relações, já previamente estabelecidas e ditas como normais, e não é permitido ter em suas ações do outro universo que não seja do seu próprio. São as coisas de homem e coisas de mulher, não se deve misturar isso, e se o fizer, pode haver rupturas com esta mesma sociedade, estando ai garantidas as punições que possam advir deste comportamento fora dos padrões.
Todavia, encontramos indivíduos que não se identificam com sua genitália. Há casos em que este indivíduo, num processo natural de desenvolvimento, de amadurecimento físico, emocional, espiritual e mental, não aceita sua genitália e passa a rejeitar o corpo que se desenvolve. A fase de puberdade se torna um martírio, pois não consegue relacionar o sexo genital, com seu pensamento que é oposto a genitália.
Este indivíduo Transgênero, (pessoa que transita entre gêneros) não se adéqua a sua genitália e também ao seu corpo, que é oposto a sua genitália. Um Transgênero Feminino é um individuo que nasceu com pênis, seu corpo tem características masculinas, mas sua mentalidade, seu pensamento é totalmente do universo feminino. Um Transgênero Masculino é um individuo que nasceu com vagina, seu corpo tem características femininas, mas sua mentalidade, seu pensamento é totalmente do universo masculino.
Sua alma não condiz com o corpo em que se encontra, causando desconforto permanente, alteração de comportamento e principalmente negação de sua forma física. E procura através de cirurgias de readequação genital, implantes de próteses e tratamentos hormonais para que o corpo que possuem seja harmonizado com seu pensamento, mentalidade e espiritualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário