Elson G. Cyuwah, ativista militante do Movimento LGBT desde 2002.

Elson G. Cyuwah, ativista militante do Movimento LGBT desde 2002.
Elson G. Cyuwah, ativista militante do Movimento LGBT desde 2002.Membro fundador do Grupo Expressões – Direitos Humanos Cultura e Cidadania, em Cascavel – Pr, criado em junho de 2004, com o objetivo de sensibilizar a população em geral sobre a questão da Diversidade Sexual, e através de Seminários, Palestras, Oficinas levar informações que esclareçam sobre o modo de vida de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros, e como finalidade diminuir a Homofobia e Violência contra a Comunidade LGBT.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Genero sexual

Gênero
Entendemos que partimos de um principio em todos os mamíferos nascem macho ou fêmea, que podemos identificar através de características físicas, tais como a genitália, que se apresenta como Pênis ou Vagina, classificando como Homem ou Mulher respectivamente. Geneticamente somos identificados como: XX do sexo feminino e XY do sexo masculino, esta característica genética é de sobremodo imutável.
Essa é a primeira característica que distinguem os seres humanos, e neste momento já se define quais os papeis estes indivíduos terão nesta sociedade. Enquanto aos meninos é permitido tudo às meninas muitas coisas são proibidas Aqueles que são identificados sendo do sexo masculino, abre-se um Universo de possibilidades de atuação, porém aos identificados como do sexo feminino impõe-se restrições em todas as áreas de vivencia e atuação.
São características básicas impostas tanto de comportamento, quanto as escolhas possíveis a cada gênero. Ao ser masculino brincadeiras com bola, jogos de contato físico, a cor azul, e ao ser feminino boneca, brincar de casinha, a cor rosa, apenas citando exemplos clássicos introduzidos e aceitos pela Sociedade.
Quando se atinge a puberdade mais papeis são atribuídos aos indivíduos masculinos e femininos. Nesta fase começa o despertar da libido, e impõe-se também o mesmo processo e papel destinados a eles.  
Ao Homem o papel de provedor, que também tem a função de fecundar para reprodução e perpetuação da espécie, dando lhe caráter de superioridade e que deve cumprir este papel na sociedade.
À Mulher caberá o papel de cuidadora deste patrimônio construído pelo ser masculino, tendo com função educar e cuidar destes seres provenientes desta relação, inclusive deste ser reprodutor e sendo considerada inferior.
Este simples contexto já revela que este princípio foi imposto para a efetivação do domínio dos Seres Humanos sobre a face da Terra, e que foi aplicado literalmente por muito tempo na historia da Humanidade.
Mas considerando que o ser humano é uma espécie em plena evolução muitos destes “papeis” foram mudados e por conseqüência não foram aceitos tranquilamente como se esperava, levando ao conflito de Mulheres e Homens, na busca pela igualdade de Direitos, principalmente pelas Mulheres, que sempre foram oprimidas e até de forma literal castigadas por ousarem querer a Igualdade de direitos de Gênero entre seres humanos, o que desde o principio, em qualquer que seja a Ideologia, Filosófica, Religiosa, Política tem como principio a igualdade.
Em sua primeira participação na busca pela Cidadania, o individuo deve ser registrado e neste momento, as escolhas já começam a ser feitas por outras pessoas. Os protocolos existentes são baseados em Leis, para se organizar esta sociedade. Registra-se o individuo conforme sua genitália como Masculino ou Feminino, o nome sempre escolhido de acordo, de forma a já identificar este sujeito.
 Se o nome escolhido for, por exemplo, Maria José, fica claro que se trata de um ser humano feminino, e se for José Maria, também fica claro que se trata de um ser humano masculino. Isso se faz com o objetivo de facilitar a vida deste novo ser na sociedade. E a partir deste momento este individuo assume todo um papel e compromissos com a sociedade e que deve cumpri-los para ser aceito por ela.
Indivíduos que fogem a este princípio de cumprir estes papéis são discriminados e não são aceitos pela Sociedade, e sendo excluídos, por causarem mal-estar, e saírem do objetivo instituído por ela. Também considerados improdutivos e ineficazes para que a Máquina que move e a sustenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário